PROJETO COLÔNIA DE FÉRIAS
TEMA: Enquanto brinco eu Aprendo
JUSTIFICATIVA
O ambiente pedagógico, ou seja, a escola é um lugar de fascinação e criatividade, onde a invenção da asas à imaginação. É primordial propiciar doses de entusiasmo para que o processo de aprendizagem aconteça em todos os sentidos. Precisamos reintroduzir na escola o princípio de que todo conhecimento tem algo a ver com a experiência do prazer. Quando este está ausente, a aprendizagem vira um processo meramente instrucional.
Aprender é um processo criativo que se dinamiza em cada projeto construído e desenvolvido pela escola. Dentro desta perspectiva acreditamos que a educação só consegue "bons resultados" quando se preocupa com gerar experiências de aprendizagens, que seduzem e encantam.
As atividades oferecidas na colônia de férias, levam à criança a oportunidade de se socializar com crianças de diferentes faixas etária, ao mesmo tempo em que desenvolve atividades de pura riqueza tanto para o intelecto quanto para o corpo, podendo desta forma desenvolver todas as suas potencialidades. Esta colônia tem como principal objetivo promover a integração das crianças de forma prazerosa e educativa. Através da exploração de diversas atividades lúdicas orientadas, incluindo músicas, oficina de sucata, origami, brincadeiras, jogos e outros.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar as crianças que freqüentarão a colônia de férias, atividades prazerosas ludicamente voltadas ao seu desenvolvimento integral e entretenimento, bem como suprir as necessidades da criança e de suas famílias durante o período de recesso escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø Promover a recreação através de brinquedos, brincadeiras, jogos, passeios, vídeos, músicas e arte;
Ø Promover a socialização;
Ø Desenvolver a linguagem oral e escrita;
Ø Estimular a criatividade e a imaginação;
Ø Ampliar a coordenação motora ampla e fina;
Ø Incentivar o gosto pela música e canto.
DESENVOLVIMENTO
Ä Brincadeiras de roda;
Ä Passeios;
Ä Brincadeiras ao ar livre;
Ä Parque;
Ä Música e interpretação;
Ä História e interpretação;
Ä Brincadeiras e registro;
Ä Vídeos e registro;
Ä Reescrita do nome;
Ä Atividades com seu nome;
Ä Parlendas;
Ä Maquete;
Ä Sucata;
Ä Massa de modelar;
Ä Jogos;
Ä Formas geométricas;
Ä Pintura.
METODOLOGIA
Æ Realização de brincadeiras de roda, a fim de promover a socialização entre os educandos e educadores, registrando-as;
Æ Promover passeios pelo bairro e no Parque Warry World, possibilitando o contato com a natureza;
Æ Desenvolvimento de brincadeiras no pátio explorando cantigas, jogos, brincadeiras livres e o parque do C.E.I;
Æ Escutar diversas músicas e cantos, para após interpretá-las a partir de sucatas;
Æ Utilização da música e dança como expressão corporal;
Æ Contação de histórias, dramatizando-as através de fantoches. Releitura das histórias por meio de pinturas com tinta guache, desenhos, colagem, etc;
Æ Filmes diversos com registro através de colagem (serragem colorida) individual e coletiva.
Æ Produção do auto retrato através do desenho;
Æ Confecção do bicho do nome com recorte e pintura;
Æ Reescrita do nome para as crianças maiores e para os menores pesquisa com recorte e colagem;
Æ Utilização de parlendas, recitar e utilizar sucata para o desenvolvimento dos trabalhos;
Æ Confecção de uma maquete a partir de massa de modelar, caixas e do material coletado no momento do passeio ao Parque Warry World;
Æ Utilização de jogos diversos como: bingo do nome, bingo do alfabeto, bingo dos números, boliche e etc, a fim de desenvolver o raciocínio lógico e atenção;
Æ Confecção de uma amarelinha no pátio contendo as formas geométricas, cada criança jogará o dado que possui as formas geométricas (circulo, quadrado, triângulo e retângulo), ao cair o dado a criança pulará a amarelinha até chegar a forma geométrica correspondente;
Æ Utilização de cordas e bambôles para representar conjuntos no chão, por exemplo: a partir da história “Os três porquinhos” trabalhar o numeral 3. Representar quantidades de 1 à 5 nos conjuntos através de brinquedos e realizar contagens;
Æ Confecção de lembrancinhas para as crianças que participaram da colônia de férias, com a frase: “Estar com você merece Bis”, e, um chocolate bis como presente.
AVALIAÇÃO
A avaliação será processual, observando-se a atenção, participação, socialização e interesse durante as atividades e brincadeiras propostas.
ficou muito legal, adorei.
ResponderExcluirEu fico muito feliz em saber que minha filha esta em um cei muito bom com professores bom...
parabens pelo blog...
fico feliz de saber que os professores são capaz de cuidar bem de nossos filhos e o cei um lugar seguro de deixar nossos filhos ....
ResponderExcluirmeus psrabens pelo blog...